
Na tarde desse sábado (13), o Vaticano divulgou atualizações sobre o estado de saúde do papa Francisco. De acordo com a Santa Sé, o pontífice se mantém estável e tem melhora gradual com os tratamentos.
Francisco está internado há um mês no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral. Nesse sábado, o pontífice passou a maior parte entre tratamento, oração, descanso e um pouco de trabalho.
“A condição clínica do Santo Padre permaneceu estável, confirmando o progresso observado na última semana. A oxigenoterapia de alto fluxo continua reduzindo gradualmente a necessidade de ventilação mecânica não invasiva durante a noite”, escreveu o Vaticano no boletim enviado a imprensa.
Entretanto, apesar da melhora, o estado de saúde do papa Francisco ainda precisa de tratamento médico hospitalar e de fisioterapia motora e respiratória. “Esses tratamentos, no momento, têm mostrado melhoras graduais e contínuas” destacou o Vaticano.
Como uma forma de carinho, na quinta-feira (13), a equipe médica do Gemelli chegou a levar um bolo com velas ao quarto de Francisco, para comemorar o 12º aniversário de seu pontificado frente à Igreja Católica.
Além disso, foram entregues ao sumo pontífice centenas de mensagens de crianças e jovens, enviadas ao Vaticano por escolas, associações e institutos religiosos.