A EBM Professora Adelaide Starke, localizada em Blumenau, Santa Catarina, inaugurou na noite desta terça-feira (19) o Jardim Sensorial Sustentável, que será utilizado por estudantes e professores. O Jardim vai estimular os sentidos e ampliar experiências sensoriais dos estudantes, em especial da Educação Especial, através contato com a natureza.
O espaço também ajuda a promover a consciência ambiental desde cedo. “Além de incluir, ele oferece experiências e vivências que atingem cada um de uma maneira diferente e esse é também um dos seus diferenciais. Que esse seja apenas o primeiro, de vários outros espaços inclusivos, em que crianças e adultos podem desfrutar independente da condição que cada um possui”, diz o prefeito Mário Hildebrandt.
Idealizado em 2023, o Jardim Sensorial Sustentável da EBM Profª Adelaide Starke foi construído em parceria público/privada. Pensado de forma criativa e sustentável, portanto, conta com elementos naturais e reciclados. Contudo, ele tem 250 metros quadrados e cerca de 50 espécies de plantas, que permitirão aos estudantes o desenvolvimento das cinco áreas sensoriais: tato, audição, olfato, paladar e visão.
Escola modelo de inclusão
A instituição possui estrutura para atender alunos em período diurno e noturno. Todavia, com foco na inclusão, a escola oferece acessibilidade, incluindo portas com vão livre, rampas e salas de aula adaptadas. A estrutura inclui parque infantil, quadra coberta, salas climatizadas, biblioteca, laboratório de informática e refeitório com alimentação escolar.
Os professores estimulam o uso da tecnologia, com acesso à internet, através de equipamentos como computadores e tablets, e lousa digital. Além disso, a escola também promove a sustentabilidade, com áreas verdes, reciclagem e separação de resíduos. Enfim, conta ainda com profissionais qualificados, como fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e tradutores e intérpretes de Libras