Região Santa Catarina

Procon SC recebe mais de 200 denúncias por erros em tarifas de energia elétrica

O Procon SC acompanha de perto as medidas adotadas pela Celesc para resolver as falhas

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Procon SC recebe mais de 200 denúncias por erros em tarifas de energia elétrica
Foto: Divulgação

Ao longo de 2025, o Procon de Santa Catarina recebeu mais de 200 reclamações relacionadas a falhas nos serviços e erros no cálculo das faturas de energia elétrica por parte da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). Somente no último mês, 30 queixas formais foram registradas, em sua maioria por problemas após a substituição dos medidores e cobranças baseadas na média de consumo.

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Desde 2024, quando a troca do sistema da empresa gerou uma série de inconsistências nos valores cobrados, o Procon SC acompanha de perto as medidas adotadas pela Celesc para resolver as falhas e regularizar os serviços.

Para verificar se há erros na conta de luz, é essencial compreender como o valor final é calculado e de que forma acionar os órgãos responsáveis em caso de divergência.

Felipe Apolinário Fernandes, gerente interino de Faturamento da Celesc, explicou que a cobrança se baseia na quantidade de energia utilizada no mês. “Trabalhamos com uma tarifa aprovada pela Aneel. O leiturista coleta os dados no medidor, insere no aplicativo, e o sistema calcula a diferença entre o consumo atual e o do mês anterior. Multiplicando esse valor pela tarifa, temos o total a ser cobrado”, detalha.

Fernandes ressalta, no entanto, que falhas humanas podem ocorrer. “Como a leitura é feita presencialmente, é possível que aconteçam erros pontuais, mas temos um processo interno para identificar e corrigir essas falhas”, afirma.

Se o consumidor notar uma diferença expressiva entre o valor do medidor e o total cobrado na fatura, ele pode solicitar a revisão da conta diretamente com a Celesc, orienta o gerente.

Outro ponto importante é ficar atento a componentes adicionais da conta, como a bandeira tarifária e a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), recolhida pela Celesc e repassada aos órgãos competentes.

Por fim, mesmo diante de possíveis erros, os clientes devem evitar qualquer contato direto com o medidor de energia. Manter distância do equipamento é essencial para prevenir acidentes.

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