Região Brasil

Enem 2024: Inep divulga cartão de confirmação; saiba tudo sobre a prova

Edição deste ano tem mais de 5 milhões de candidatos

Autor
Enem 2024: Inep divulga cartão de confirmação; saiba tudo sobre a prova
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o cartão de confirmação dos estudantes que vão participar do Enem 2024. Ele já está disponível na Página do Participante, desde a manhã desta terça-feira (22), com informações importantes como o número de inscrição, data, hora e local de prova.

PUBLICIDADE

Para acessar o documento, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. Porém, caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a maior avaliação educacional do Brasil e principal porta de entrada para o ensino superior. Contudo, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em 10 mil locais espalhados em todo o país. Essa edição tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos, sendo o maior número desde 2020.

Documentos

Os estudantes devem ir às provas munidos de um dos documento original com foto, tal como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG). Os documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br. Entretanto, vale salientar que, neste ano, não será aceita apresentação de Boletim de Ocorrência (BO), em caso de perda de documentos.

Para os participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um desses documentos: passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente.

Aplicação das provas

As provas do Exame acontecem em dois momentos. No primeiro dia, serão 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de linguagens, além da redação. A prova poderá ser realizada em até 5h30min, ou seja, com término às 19h.

No segundo dia, os estudantes deverão responder 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática. As perguntas serão respondodas dentro de 5h, ou seja, com término às 18h30min.

Os portões dos locais de provas abrem às 12h e fecham às 13h, em ambos os dias. Os gabaritos serão divulgados no dia 20 de novembro.

O resultado do Enem

O resultado das provas sairá no dia 13 de janeiro de 2025. Os candidatos terão acesso às cinco notas de cada uma das cinco provas. 

A média dessas notas é o desempenho geral do candidato. Essa nota pode ser utilizada nas seleções do MEC: SiSU, ProUni e Fies. No caso do SiSU, as universidades e institutos podem definir pesos para cada uma das provas, de acordo com o curso escolhido. 

A utilização das notas

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela realização do exame. Diversas universidades e faculdades, tanto públicas quanto privadas, realizam processos seletivos com o aproveitamento das notas do exame para além das seleções do MEC. Além disso, tem prova disponível para presos.

Os estudantes podem utilizar as notas em processos seletivos do Ministério da Educação (MEC), tais como:

  • Sistema de Seleção Unificada: oferece vagas em cursos de graduação de instituições públicas;
  • Programa Universidade para Todos: disponibiliza bolsas de estudo (parciais e integrais) para cursos superiores em instituições privadas de ensino; 
  • Fundo de Financiamento Estudantil: concede financiamento para o pagamento de mensalidade em cursos de graduação de instituições particulares.

Ainda dá tempo de dar uma olhadinha em provas antigas, o que você acha? É só clicar neste link e saber mais sobre as provas e gabaritos para estudar.