Na noite de terça-feira (2), em reunião regular do Conselho Deliberativo, a CDL de Florianópolis, com coordenação do Núcleo Norte da Ilha, se reuniu no Sapiens Park, na Cachoeira do Bom Jesus, tendo como convidado o Prefeito Municipal da Capital, Topázio Neto. O objetivo foi apresentar reivindicações dos empresários e ouvir as medidas previstas pela gestão.
O prefeito iniciou sua fala comentando que mais de 80% dos imóveis estão com irregularidades fundiárias. Destaque para os bairros Santinho e Ingleses do Rio Vermelho, com mais de 20 mil moradias nessa situação. “Há uma busca constante para a regularização, com o Programa Floripa Regular”, destacou. A desburacratização dos processos e a rapidez nas soluções são a base do programa, que busca dar legalidade às propriedades. Com isso, os proprietários garantem o registro legal do seu bem, podendo vender, deixar como herança e garantir alguma segurança para sua família.
Topázio também lembrou do Reurb, uma iniciativa em parceria com o Tribunal de Justiça, dando propriedade aos cidadãos menos favorecidos. O prefeito também anunciou a execução da terceira faixa da SC- 401, com projeto de R$ 63 milhões, que atualmente está em projeto licitatório. E, em primeira mão, anunciou os estudos da Beiramar dos Ingleses e a reurbanização da Rua das Gaivotas, com melhorias da iluminação e do saneamento.
O presidente da CDL, Júlio Geremias, destacou que essa aproximação com os empresários de todas as regiões da cidade faz-se cada vez necessária e que os trabalhos visam o desenvolvimento para todos os segmentos.
Os empresários que participaram do encontro também levantaram questões como saúde, mobilidade e segurança pública. “Temos avançado em diversos projetos e precisamos gerar ainda mais sinergia entre público e privado, sempre com foco no cidadão”, finalizou.