Região Blumenau

Empresa de tecnologia oferece capacitação remunerada para jovens

Ao final do programa, novos talentos serão efetivados para atuar em projetos globais

Autor
Empresa de tecnologia oferece capacitação remunerada para jovens
Foto: Divulgação

O setor de Tecnologia da Informação (TI) enfrenta um paradoxo: enquanto a procura por profissionais qualificados aumenta rapidamente devido à transformação digital, a oferta de trabalhadores capacitados não acompanha essa demanda.

PUBLICIDADE

Em 2024, a falta de profissionais especializados em TI se tornou crítica, levando empresas e especialistas a buscar soluções para preencher essa lacuna e manter a competitividade. Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisa formar cerca de 800 mil profissionais de TI até 2025 para atender às exigências do mercado.

Com o intuito de criar mão de obra qualificada que atenda às demandas do mercado, a Mouts TI, empresa de tecnologia de Blumenau com atuação em todo o mundo, possui o programa de capacitação remunerada: o Mouts Academy.

Primeiramente, duas turmas terminaram o módulo de C#, seguido por uma prova final e a visita dos CEOs da Mouts na sala de aula. Agora, dessa forma, os alunos estão prontos para avançar para o próximo módulo. O programa foi lançado em junho deste ano e tem previsão de conclusão para o próximo mês de dezembro.

Atualmente, contempla 32 acadêmicos divididos em duas turmas. O Mouts Academy conta com os módulos C#, Web, Business English e Plataforma TrakSYS, com uma abordagem que integra teoria e prática.

Oportunidade única para quem pretende atuar na área da tecnologia

O coordenador, mestre e professor do Mouts Academy, Ademar do Amaral Júnior, explica que essa é uma oportunidade única para o mercado de tecnologia de Blumenau.

“Através dessa parceria, proporcionamos a jovens que estão concluindo o ensino superior a estudarem 4 meses de forma remunerada. Ao final da formação, terá uma prova de seleção e serão ofertadas vagas de emprego aos selecionados. Importante lembrar que a faixa salarial inicial é de salários entre R$ 4 e R$ 5 mil reais. Ou seja, uma oportunidade única para quem está entrando no mercado de trabalho”, revela.

Júnior ainda explica que a capacitação tem como objetivo iniciar os aprendizes na tecnologia TrakSYS, um software MES (Manufacturing Execution Systems) de última geração, projetado para oferecer monitoramento, medição, relatórios e análises essenciais para tornar a operação de indústrias mais eficiente.

Além da formação em TrakSYS e C#, os estudantes também receberão capacitação em tecnologias como NET, Web (HTML/CSS/JavaScript) e inglês.

Mouts Academy: um compromisso com a sociedade

O Mouts Academy é um programa que reforça o comprometimento da Mouts com a sociedade. “Estamos dedicados a transformar o futuro de nossos clientes com soluções tecnológicas inovadoras, desenvolvidas por pessoas e para pessoas. Acreditamos que a verdadeira inovação surge quando a tecnologia é criada com foco em quem realmente importa: as pessoas. Somos Tech for People”, conta Júnior.

Estevão G. Nascimento, um dos participantes do programa, revela que fazer parte do Mouts Academy está sendo uma experiência muito positiva e de aprendizado.

“Mesmo sendo a primeira edição do programa, é perceptível o capricho e planejamento com cada detalhe, especialmente na escolha dos professores, que são muito bem qualificados. Além disso, o espaço de sala de aula, com mesas circulares, incentivou muito o entrosamento da turma e todos nós já temos uma relação muito boa”, destaca.

“O que estamos fazendo é criar a mão de obra de que precisamos, que o mercado de TI precisa. Como o setor de tecnologia avança rapidamente, hoje há a necessidade de conhecimentos em tecnologias específicas. Amanhã já pode ser em outras“, explica Júnior.

“Muitas vezes, as formações convencionais não atendem à demanda de mercado. Entendemos que um programa como o Mouts Academy é positivo para todo o ecossistema do setor. Pois dá oportunidade de inserção para jovens profissionais e desenvolve a mão de obra que o mercado necessita”, diz Júnior, por fim.