Região

Casan é fundamental na recuperação do abastecimento de água em Porto Alegre

A Casan presta auxílio ao Rio Grande do Sul há exatos 15 dias

Autor
Casan é fundamental na recuperação do abastecimento de água em Porto Alegre
Foto: Divulgação / Casan

Na noite do domingo (19), foi retomado o funcionamento normal da Estação de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), teve papel fundamental nesse serviço.

PUBLICIDADE

O reestabelecimento do abastecimento de água só foi possível com o auxílio da Casan na drenagem da área alagada e na instalação de um novo motor para fazer o bombeamento. Uma equipe eletromecânica de seis funcionários e dois caminhões munck da Casan está desde o dia 9 de maio na capital gaúcha.

Com a Estação recuperada, a vazão de água bombeada para o tratamento dobrou de 500 para 1000 litros por segundo. Ao todo, cerca de 150 mil pessoas voltam a ter o fornecimento de água normalizado, incluindo a região do Centro Histórico e cinco hospitais.

Os trabalhos seguem ao longo desta segunda-feira (20) e terça-feira ( 21), com o conserto de motores danificados e a transferência de uma bomba de dragagem para outro ponto de alagamento, agora localizado na rede pluvial.

A Casan vem colaborando diretamente com o Rio Grande do Sul há exatos 15 dias. A primeira equipe enviada para o estado vizinho colaborou com a recuperação de uma estação inundada em Canoas, a pedido da Prefeitura.

Além disso, a companhia também enviou 152 mil litros de água em caminhões-pipa, em parcerias com o Exército e com a Prefeitura de Criciúma.