
Um simpático “passageiro” desembarcou nessa sexta-feira (26) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. A elefante-marinho fêmea batizada de Frida, foi resgatada há cerca de seis meses em Nova Viçosa, na Bahia, e foi trazida à capital catarinense para ser devolvida ao mar.
No período, entre o resgate e o embarque para Santa Catarina, o animal passou por tratamento no Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos, em Salvador. O tratamento é considerado sucesso e devolveu a saúde à Frida, que foi encontrada em estado precário, pesando apenas 74 quilos. Atualmente, com 180 quilos, ela é considerada dentro da normalidade para um animal na fase juvenil.
A soltura deve ocorrer em uma semana. Florianópolis foi escolhida pela “proximidade” com a região de colônia de reprodução da espécie, na Antártica. No seu período na Capital, Frida seguirá recebendo atendimento de reabilitação, dessa vez na R3 Animal, instituição que monitora espécies marinhas na costa da Capital. Duas veterinárias do Instituto de Salvador, seguem acompanhando o tratamento.