Região

Dois moradores de rua de Brusque são internados para reabilitação

A prefeitura diz que está agindo com base em um Decreto

Autor
Dois moradores de rua de Brusque são internados para reabilitação
Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque

A Prefeitura de Brusque internou nesta segunda-feira (27) dois moradores em situação de rua em clínicas de reabilitação. Com o nome de “Programa Municipal de Internação Humanizada”, a ação está embasada em um Decreto de 2024. O programa visa encaminhar dependentes químicos (álcool e drogas) para acompanhamento em clínicas conveniadas.

PUBLICIDADE

Um homem de 56 anos foi o primeiro a ser atendimento e aceitou de forma voluntária a internação. Já no segundo caso, uma mulher que havia sido flagrada urinando na rua, recebeu acolhimento médico e, na sequência, foi levada a clínica de reabilitação.

Segundo comunicado do município de Brusque, a partir de agora, a princípio, a internação de pessoas em situação de vulnerabilidade poderá ocorrer mesmo sem consentimento. O objetivo é proteger moradores de rua com dependência química, e do mesmo modo, minimizar impactos negativos na segurança e conservação da cidade.

A nota informa, ainda, que apenas um familiar ou um médico servidor público podem autorizar a internação. Assim, o período não deve exceder 90 dias. Além disso, o Programa Municipal de Internação Humanizada também inclui avaliação multidisciplinar, Plano de Tratamento Individualizado e acompanhamento durante e após a internação do indivíduo.

“O decreto que regulamenta as internações involuntárias no nosso município veio beneficiar a possibilidade da internação voluntária, involuntária ou compulsória de pacientes que fazem uso de substâncias psicoativas nos leitos especializados credenciados pelo município”, declarou Inajá Araújo, coordenadora de Saúde Mental do município.

Relacionadas