Região Grande Florianópolis

Votação decide que calendário acadêmico da UFSC não será suspenso

O Conselho Universitário rejeitou suspensão do calendário acadêmico

Autor
Votação decide que calendário acadêmico da UFSC não será suspenso
Foto: Divulgação / Universidade Federal de Santa Catarina

Em uma reunião realizada na tarde dessa sexta-feira (7), no Centro de Cultura e Eventos da Ufsc, em Florianópolis, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina decidiu rejeitar a proposta de suspensão do calendário acadêmico do primeiro semestre.

PUBLICIDADE

A proposta, apresentada pelo reitor Irineu Manoel de Souza, foi discutida em detalhes ao longo de duas reuniões, onde foram apresentados três pareceres distintos.

O primeiro parecer, elaborado pelo conselheiro Edgar Bisset Alvarez, defendia a suspensão do calendário. Em contrapartida, a representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), apresentada pela estudante Emily Santim, era contra a suspensão.

Contudo, um grupo de diretores de centros de ensino, liderado pela conselheira Carolina Bahia, também se posicionou favorável ao parecer do Diretório Central dos Estudantes. A votação foi acirrada.

Após contabilizados os votos, o parecer mais votado foi o do grupo dos diretores de Centro, com 37 votos a favor e 28 votos contra. O parecer de Edgar Alvarez, pela suspensão do calendário, recebeu 26 votos favoráveis e 38 contrários, enquanto o parecer do DCE obteve 36 votos a favor e 28 contra.

Além disso, a Câmara de Graduação decidiu de forma unânime que o segundo semestre na UFSC será iniciado de forma simultânea por todos os cursos. Essa medida será implementada após a garantia de reposição de aulas, avaliações e outras atividades impactadas pelas greves.