No primeiro semestre de 2022, a Prefeitura de Florianópolis, através da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), realizou a castração de 2.849 cães e gatos na Capital. Desse total, 1.654 procedimentos foram realizados em uma unidade móvel, e os outros 1.195 foram feitos na sede da Dibea, localizada no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
O processo de castração dos animais tem início com uma equipe da Dibea visitando os bairros da cidade e realizando o cadastramento dos animais uma semana antes do procedimento. Nesse dia, os tutores apresentam documento com foto, comprovante de residência no bairro visitado e uma foto do animal, que pode ser digital. A ação é divulgada através das redes sociais, da imprensa e também por meio das visitas da Dibea.
Sete dias após o cadastro, uma unidade móvel da Diretoria se dirige até o bairro e realiza os procedimentos. Além da castração, os animais recebem microchipagem e medicamentos para a recuperação em casa. O objetivo da Prefeitura com a iniciativa é beneficiar as comunidades com tutores de baixa renda e que não tenham disponibilidade de levar os animais até a Dibea.