
No dia 12 de junho é comemorado no Brasil, o Dia dos Namorados. O varejo brasileiro considera esse dia como a terceira data de maior movimentação do comércio. Pensando nisso, o Procon – SC emitiu recomendação aos Procons municipais para ações de fiscalização.
O objetivo das fiscalizações é de orientar e verificar se os estabelecimentos estão respeitando as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A fiscalização vai averiguar vitrines sem preços e falta de informações essenciais dos produtos.
E para evitar que o consumidor tenha dores de cabeça desnecessárias durante as compras do Dia dos Namorados, o Procon separou algumas dicas que serão uteis para os consumidores na hora de escolherem os produtos que irão ser comprados.
Os consumidores devem estipular um valor de gasto e respeitar o teto do seu orçamento. Além disso é fundamental fazer pesquisas antes da compra e usar ferramentas de busca de ofertas.
O Procon ainda orienta que o consumidor verifique se a loja realiza troca e se há restrições de dia e horários. Pagamentos à vista podem render um bom desconto. Leve os anúncios de ofertas anunciadas para efetivar a compra.
Se a compra for pela internet, verifique se o site é idôneo e confira o prazo de entrega para ter certeza que o produto chegará na data pretendida. Para compras realizadas pela internet, o consumidor tem direito ao prazo de arrependimento, e pode desfazer o negócio em até sete dias.
Para sanar dúvidas ou na identificação ou suspeita de irregularidades pode acionar o Procon pelo 151 e abrir uma reclamação presencialmente na sua cidade ou através da plataforma.