Região Blumenau

Defesa Civil de Rio do Sul fala em possibilidade de enchente

Volume de chuva pode variar entre 150 e 200 milímetros até sexta-feira

Autor
Defesa Civil de Rio do Sul fala em possibilidade de enchente
Foto: Arquivo

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuva volumosa para os próximos dias em todo o estado. Na região do Vale do Itajaí, o volume esperado fica entre 150 a 200 milímetros de precipitação entre a quarta (9) e a sexta-feira (11).

PUBLICIDADE

Dessa forma, a cidade de Blumenau já comunicou aos moradores que fiquem atentos para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Em Rio do Sul, no Alto Vale, a situação é ainda mais preocupante. Não se descarta a possibilidade de uma nova enchente.

Comunicado da Prefeitura de Rio do Sul

No começo da tarde desta terça-feira (8), a Prefeitura de Rio do Sul enviou uma nota à imprensa. “A Defesa Civil do município de Rio do Sul recomenda atenção da comunidade em relação à possibilidade de transtornos causados pela chuva forte, como alagamentos pontuais e possibilidade de enchente”.

Ainda conforme a Prefeitura, o Governo do Estado em sua página oficial, informa que, com o volume de chuva previsto, o nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul pode chegar entre 8 e 9 metros, o que já causaria enchente em alguns pontos da cidade.

“Entretanto, o município prefere aguardar os modelos climatológicos mais atualizados e a evolução do nível da chuva e dos rios que formam o Itajaí-Açu para dar detalhes mais aprofundados sobre a expectativa de enchente”, sinaliza a nota oficial.

Contudo, é importante lembrar que as barragens de Ituporanga e Taió estão com a capacidade de contenção praticamente zeradas. A Defesa Civil de Rio do Sul recomenda atenção da comunidade. Novos boletins poderão ser divulgados assim que as informações forem mais precisas.

Renato Abreu retorna ao comando da Defesa Civil de Rio do Sul

O ex-diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Renato Abreu, que respondia pelo órgão até março deste ano, retornou ao cargo nesta terça-feira (8). Ele e a equipe da Defesa Civil vem acompanhando os alertas emitidos pelo Estado.

O órgão reforça, por fim, que a população deve ficar atenta com relação aos níveis de chuva previstos para os próximos dias. Emergências devem ser comunicadas, sobretudo, através do telefone 199.