Com a queda das temperaturas, os lanços de tainha têm aumentado significativamente em Santa Catarina. Pescadores têm registrado a captura de milhares de peixes nos últimos dias. A Praia da Pinheira em Palhoça, região da Grande Florianópolis, é um dos destaques dessa safra.
Até esse momento, a maior quantidade de tainhas capturadas registrada foi na Praia da Pinheira, onde na modalidade de arrasto, foram capturadas 5.849 tainhas. Garopaba, Bombinhas, Balneário Camboriú e Florianópolis também tem se destacado.
A praia do Pântano do Sul, na Capital Catarinense, segue líder absoluta no “tainhômetro”. Foram mais de 12 mil tainhas capturadas até a última sexta-feira (17). A Prainha da Barra da Lagoa e a Barra da Lagoa fecham o pódio.
Além disso, também em Florianópolis, a Lagoinha do Norte ocupa a quarta posição no “tainhômetro”. Na última segunda (20), pescadores capturaram um lanço com mais de 2 mil tainhas.
A pesca anilhada, que também é artesanal, mas feita em barcos, foi liberada pela prefeitura na última quarta-feira (15). Nessa modalidade, as maiores capturas registradas têm sido no Sul do Estado.
No domingo (19), um caso chamou a atenção da população na Barra da Lagoa, na Capital. Uma embarcação teve que rebocar outra carregada de tainha que teve problemas mecânicos. Toda a comunidade ajudou a puxar essa embarcação para dentro do canal da Barra da Lagoa.
A safra da tainha 2024 começou no dia 1º de maio para a pesca artesanal. Para a pesca artesanal anilhada, o período começou na última quarta-feira (15). Para o Sindicato dos Pescadores, é provável que a modalidade atinja a cota máxima de 586 toneladas, estipulada pelo governo federal, ainda em junho.