
Após as fortes chuvas que castigaram Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) deve fazer um levantamento para pedir recursos ao MEC. A universidade solicitou às unidades acadêmicas e administrativas um relatório sobre os danos causados pelas chuvas.
De acordo com a Ufsc as informações fornecidas irão contribuir com um pedido de recursos suplementares que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Além disso, as unidades devem apontar prioridades de manutenções e reformas.
Na manhã de sexta (17), o reitor Irineu Manoel de Souza percorreu o campus de Florianópolis em companhia do prefeito universitário, Matheus Lima Alcantara. Eles visitaram diversos locais impactados.
De acordo com o reitor, as situações mais graves são na Engenharia Mecânica, no Centro Tecnológico (CTC); no setor Anatômico, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), na área de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS); no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e também no Centro de Ciências Agrárias (CCA), que fica no Itacorubi.
No Departamento de Ciências Morfológicas (MOR), a água chegou a 50 centímetros e atingiu o sistema de esgotamento sanitário. As águas inundaram salas e laboratórios. A fiscalização observou danos estruturais graves na edificação.
O reitor pontuou que cada setor será responsável por encaminhar o próprio relatório ao Gabinete da Reitoria e à Prefeitura Universitária.