O Governo de Santa Catarina lançou, na Terça-feira (25), o Monitoramento e Avaliação da Aplicação do Plano de Gestão Escolar (MAAP). O objetivo é avaliar os diretores de escolas estaduais.
Além disso, a avaliação deve contribuir para a qualificação e profissionalização da gestão, fornecendo informações para o planejamento estratégico e promovendo o desenvolvimento da qualidade de ensino.
O MAAP levará em consideração a habilidade do diretor da escola em executar o Plano de Gestão Escolar.
As Comissões Regionais de Gestão Escolar, compostas por membros das Coordenadorias Regionais de Educação, serão as responsáveis por este acompanhamento e pela devolutiva ao gestor escolar.
A Secretaria de Estado da Educação realizará a aula magna da primeira formação para os gestores escolares, nesta quarta-feira (26) às 19h. O curso será 100% online, na plataforma Moodle.
Os diretores terão acesso a um cronograma de estudos, videoaulas, textos complementares, fóruns de discussão e deverão cumprir atividades obrigatórias. A carga horária será de 40 horas e o acompanhamento será feito pelas Coordenadorias Regionais de Educação.
Santa Catarina atingiu um recorde de participação das famílias nas eleições de Plano de Gestão Escolar em 2023. Segundo a Comissão Estadual, mais de 50% das escolas que participaram do pleito alcançaram o quórum mínimo de alunos, professores e famílias necessário.