Região Balneário / Itajaí

Crianças aprendem sobre o ecossistema e a vida no fundo do mar

Estudantes do bairro da barra visitaram o Oeanic Aquarium em Balneário Camboriú

Autor
Crianças aprendem sobre o ecossistema e a vida no fundo do mar
Foto: Divulgação)

A partir de uma visita ao Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú, a turminha do Maternal IIB, do Núcleo de Educação Infantil Odácia Tereza Damázio, do bairro da Barra, desenvolve o projeto “Fundo do Mar”. A iniciativa busca levar à unidade conhecimento sobre as espécies vistas no Aquário, através de desenhos, trabalhos de colagens, pinturas, músicas e tantas outras forma de aprendizado, de forma leve e descontraída. O Projeto, que iniciou este mês, deve seguir durante todo o segundo semestre, quando será trabalhado, além das espécies marítimas e o ecossistema, a conscientização sobre preservação ambiental e sustentabilidade.

PUBLICIDADE

Diante das centenas de espécies diferentes que habitam o Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú, os pequenos tiveram muitos questionamentos. Como vivem, como respiram e como se reproduzem. Tudo está sendo mostrado aos aluninhos do Maternal de forma clara, objetiva e descontraída. Para isso estão sendo feitos, diariamente, trabalhos de colagem, dobradura, pintura, histórias, músicas, e até um aquário, que é cuidado por eles. Passeios à Praia Central, de modo que os pequenos possam manusear a areia, brincar, explorar, e conhecer sobre a vida marinha e seus elementos, também têm sido frequentes.

Uma dinâmica bastante eficaz nesse projeto é a roda de conversa, quando os alunos trocam experiências vividas: quem já foi à praia; quem tem, já teve ou já viu um peixinho; quem já viu de perto um peixe grande, um polvo ou qualquer outra espécie do mar. Dessa forma há uma coletânea de informações, contadas pelas próprias crianças, na linguagem própria, que constroem o conhecimento.

Através de dinâmicas diárias, as crianças vão adquirindo conhecimento e se conscientizando, apesar de ainda muito pequenas, dos cuidados necessários para preservar mares, praias, rios e oceanos. “Esse projeto faz parte do macro projeto da Aliança Brasileira para a Cultura Oceânica, que alinha ações em todos os seguimentos municipais, com ações locais com foco na promoção da cultura oceânica para o desenvolvimento sustentável”, pontua a secretária de Educação, Marilene Cardono, enaltecendo a iniciativa do Núcleo.

Relacionadas