Região Grande Florianópolis

Corpus Christi: colorido dos tapetes celebra fé católica em Florianópolis

Entorno da Praça XV amanheceu enfeitado; missa e procissão começam às 15h

Autor
Corpus Christi: colorido dos tapetes celebra fé católica em Florianópolis
Foto: Ricardo Pastrana / divulgação

Em Florianópolis, o entorno da Praça XV de Novembro mais uma vez foi enfeitado com as cores da fé católica nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi. A confecção dos tapetes começou cedo em frente à Catedral Metropolitana, e logo se estendeu pela rua Arcipreste Paiva, recém revitalizada pela Prefeitura.

PUBLICIDADE

 O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, preside a missa às 15h, na escadaria da igreja, seguida de procissão pelas ruas do centro da capital.

Nesse ano, o colorido dos tapetes ganhou o reforço da obra “Marcas da Devoção”, confeccionada pela presidente voluntária da Fundação Rede Solidária SOMAR Floripa, Beatriz Silveira, que também é primeira-dama do município.

A criação artística em 50 metros de lona se caracteriza como uma peça de arte colaborativa, pois os participantes deixam suas marcas e vestígios ao caminharem sobre o tapete, criando um testemunho visual de sua fé. Neste ano, a obra será exposta novamente e incrementada em colaboração com a comunidade do Mont Serrat e a Igreja de São Sebastião.

Corpus Christi: colorido dos tapetes celebram a fé católica em Florianópolis
Tapete homenageou o Rio Grande do Sul. Foto: divulgação

Em Itajaí, todas as oito paróquias estão reunidas para fazer um tapete de dois quilômetros pela cidade, por ocasião do bicentenário do curato. A missa será celebrada no Colégio São José, às 15h. Em seguida acontece a procissão em direção a igreja matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento.

Haverá a arrecadação de alimentos não-perecíveis para a caridade. O tapete a ser confeccionado terá cerca dois quilômetros de extensão e começará a ser produzido às 7h.

A Arquidiocese de Florianópolis é uma circunscrição eclesiástica que compreende 626 comunidades organizadas em 75 paróquias, em 30 municípios catarinenses.

Relacionadas