Região Santa Catarina

Nova lei proíbe o consumo de cigarro em playgrounds

A nova lei vai contribuir para a diminuição do consumo de cigarros no Estado

Autor
Nova lei proíbe o consumo de cigarro em playgrounds
Foto: Divulgação / Internet

O consumo de cigarro e outros produtos que derivam do tabaco agora tem proibição nos playgrounds de Santa Catarina. A nova lei, proposta esse ano pelo parlamentar Jair Miotto (União), estabelece que os usuários de tais produtos em playgrounds podem sofrer uma multa de até R$ 840.

PUBLICIDADE

De acordo com o deputado, a nova regra complementa uma lei estadual que estabelece a proibição de fumo em locais fechados. A restrição pode ter aplicação em playgrounds públicos ou privados de Santa Catarina.

O objetivo da nova lei, de acordo com a justificativa do projeto, é garantir qualidade de vida à população e dar bons exemplos para as crianças, além de proporcionar saúde aos adultos. A nova lei também pode contribuir para a diminuição do consumo de cigarros no Estado.

A fumaça do cigarro contém toxinas que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta. Além disso a inalação da fumaça pode causar outros problemas pulmonares, ocasionando alergia respiratória em fumantes ativos e passivos.

O Governo do Estado de Santa Catarina divulgou nesta semana que vai fazer uma ampla divulgação sobre a proibição. O site oficial do governo vai promover divulgação de conscientização e placas informativas serão distribuídas em lugares estratégicos como parques, para a visualização do público.

Relacionadas