
Em São José, na Grande Florianópolis, as inovações adotadas nas construções de unidades escolares estão chamando atenção em todo o estado. Nesta semana, o município recebeu a visita do prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira. Ele estava acompanhado de técnicos da Secretaria de Educação e engenheiros civis. Dessa forma, todos com o objetivo de conhecer de perto os modelos construtivos utilizados nas escolas da rede pública.
Quem os recebeu foi a secretária adjunta de Educação de São José, Sonali Lehmkuhl. E por engenheiros responsáveis pelas obras, em visitas técnicas ao Centro de Educação José Nitro, no bairro Serraria, e ao CEI Vera Lúcia Medeiros, no bairro Sertão, CEI Maria Ferreira em Barreiros e CEI Ana Sperandio na Beira-Mar. Por indicação de fornecedores e de outros prefeitos, Rio do Sul identificou São José como referência em construções escolares modernas, ágeis e com alto padrão de qualidade.
Em São José, estão em funcionamento ou em construção quatro diferentes tecnologias construtivas. São elas o sistema de PVC com concreto (CEI Vera Lúcia Medeiros) e sistema modular (CEI Ana Sperandio, CEM Amélia Ludwig, CEI Bom Jesus de Iguapé, CEI Tarumã). Além disso, também o sistema de cofragem de concreto (CEI Maria Ferreira) e sistema de concreto pré-moldado (CEI e CEM José Nitro).
Construções modelo
De acordo com a secretária adjunta, as tecnologias que se escolheu resultam de um planejamento técnico voltado à otimização do tempo de execução. Sem abrir mão da segurança e da qualidade. “Trabalhamos para garantir que nossas crianças tenham acesso a espaços escolares confortáveis, seguros e adaptados às necessidades pedagógicas do século XXI. Além disso, ficamos felizes em saber que nosso trabalho inspira outros municípios”, destacou.
Ela também celebrou o reconhecimento e destacou a importância da troca de experiências. “Receber gestores de outros municípios interessados nas nossas soluções é uma grande honra. Isso mostra que estamos no caminho certo e reforça nosso compromisso com a excelência na educação”, disse ela.
O prefeito de Rio do Sul informou que a visita técnica teve como foco identificar a melhor tecnologia para ser adotada na construção de uma nova escola no bairro Canoas. “Reconstruir essa unidade escolar vai trazer mais qualidade de vida para a população. E também valorizar uma região que sempre foi fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”.
A secretária de Educação de Rio do Sul, Viviane Knihs Brandt, também destacou a relevância da experiência em São José:“Ficamos impressionados com a qualidade das obras e a eficiência dos processos adotados aqui. São José está à frente em inovação e planejamento, e essa visita certamente nos trouxe muitos aprendizados que levaremos para aplicar em nosso município”, afirmou.