As concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestaram Estações de Tratamento de Água (ETAs) para auxiliar no abastecimento aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os municípios das duas cidades do litoral Norte catarinense colaboraram nessa iniciativa.
As inundações de duas das principais estações que abastecem cidades da região metropolitana de Porto Alegre causaram a necessidade de apoio. As ETAs, junto com outras três que estão sendo enviadas do Rio de Janeiro e São Paulo, vão ajudar a abastecer 350 mil pessoas.
As ETAs modulares têm a capacidade de tratar 90 litros de água por segundo, representando um reforço significativo em Esteio e Sapucaia do Sul. As cidades ficam na região metropolitana de Porto Alegre.
Essas estações garantem operação ininterrupta pelo tempo necessário, assegurando o acesso à água potável para a população em um momento de grande necessidade.
Maraisa Mendonça, diretora executiva das Águas de Bombinhas e Águas de Penha, explica que escolha das cidades levam em conta impacto das chuvas nas localidade. “A instalação das estações permitirá o tratamento de água de forma rápida e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes”, afirmou.