Região Grande Florianópolis

Comitiva de engenheiros vai vistoriar corrosão nas pontes em Florianópolis

Ação ocorrerá na próxima quinta-feira (27), às 9 horas

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Comitiva de engenheiros vai vistoriar corrosão nas pontes em Florianópolis
Foto: divulgação

Uma equipe de engenheiros e fiscais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai fazer na próxima quinta-feira (27) uma vistoria nas pontes em Florianópolis Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, e também na Hercílio Luz, a “Velha Senhora”, que ligam a Ilha ao Continente. A comitiva estará numa das cabeceiras a partir das 9h. A iniciativa partiu da 30ª Promotoria de Justiça da Capital e busca observar possíveis pontos de corrosão nas pontes, além de avaliar questões estruturais, de mobilidade e de acessibilidade nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles.

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A ação nas pontes em Florianópolis contará com o apoio do Centro de Apoio Operacional Técnico do Ministério Público e terá a participação das Secretarias de Infraestrutura estadual e municipal, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, da Câmara de Dirigentes Lojistas, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, do Conselho de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, do Conseg Centro e, ainda, da Casan e da Celesc. 

Serão utilizadas duas embarcações do Governo do Estado para a realização dos trabalhos, tendo como ponto de encontro o pátio dos clubes de remo. Logo após a vistoria, os engenheiros vão conversar com jornalistas no local.

A Hercílio Luz é a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros. É o símbolo mais famoso da cidade e do estado, sendo a imagem mais reconhecida de ambos. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926 com o objetivo de ligar a capital do estado, que na época era apenas na ilha de Santa Catarina, à cidade vizinha de São José, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas e reforçando a importância da cidade como capital.

Em 1982, o trânsito na ponte foi interditado após inspeções de segurança. Entre 1988 e 1991, foi reaberta para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, e após isso permaneceu interditada por 28 anos. A ponte foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis em 4 de agosto de 1992, Na década de 2010, as obras finalmente avançaram, levando à reabertura da ponte no dia 30 de dezembro de 2019.