Diante da previsão de frio intenso nos próximos dias, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família está orientando os municípios sobre a importância de proteger as pessoas mais vulneráveis, como aquelas em situação de rua, crianças e idosos.
Segundo alerta da Defesa Civil, uma frente fria está avançando sobre Santa Catarina, ocasionando uma queda acentuada das temperaturas a partir de sábado (29). Nas áreas elevadas da Serra, as mínimas podem atingir entre 0°C e 5°C, enquanto as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 16°C. No domingo, 30, são esperadas temperaturas negativas.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca a necessidade de os municípios estarem preparados para proteger os grupos mais vulneráveis, incluindo a possibilidade de abrir abrigos temporários para acolher pessoas em situação de rua.
“Observamos que, apesar das orientações do Governo do Estado, muitos municípios ainda têm dúvidas sobre as ações a serem tomadas nos dias mais frios, como utilizar os recursos disponíveis, entre outras questões. Desde o ano passado, temos realizado capacitações e esclarecido dúvidas junto às equipes. Caso ainda haja questionamentos, estamos à disposição para fornecer orientações”, comenta Maria Helena.
Durante períodos de frio extremo, a secretária enfatiza a importância do serviço de abordagem social às pessoas em situação de rua, que são as mais vulneráveis durante o inverno.
“É nosso dever proteger essas pessoas e, por meio da abordagem social, buscamos persuadi-las a aceitar ajuda”, conclui.