O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que quatro cidades de Santa Catarina registraram umidade relativa do ar igual ou menor do que os parâmetros do deserto do Saara. A lista completa tem 244 municípios.
As cidades catarinenses que aparecem neste ranking são: Bom Jardim da Serra e Caçador, que registraram 15% de umidade, Curitibanos 16% registrados e Joaçaba 17% de umidade, de acordo com o Inmet.
Os indicadores de umidade relativa do ar costumam variar entre 14% e 20% no deserto do Saara, no Norte da África. A onda de calor que afeta boa parte do país, nesse início de setembro, somada à falta de chuva intensificaram a seca que se estende há mais de 100 dias em algumas cidades.
Além disso, estados como o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram máximas de 40°C na terça, e cidades de São Paulo e Minas Gerais tiveram termômetros marcando 39°C. O calor fez com que a umidade “evaporasse” e chegasse a níveis alarmantes.
Outro patamar de comparação é o deserto do Atacama, no Chile, o deserto mais seco do mundo, onde foi registrada umidade de 5%. No Brasil, dez cidades se aproximaram do índice, com 7% de umidade.