Santa Catarina lidera a valorização imobiliária no Brasil. Em 2024, o Índice FipeZAP de venda residencial, que analisa o preço médio de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras, apontou sete municípios catarinenses com alto desempenho de valorização imobiliária
São eles: Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville e São José. A valorização de imóveis no Estado superou a média brasileira.
Entre as cidades que se destacaram estão São José, com uma valorização de 17,94%, e Itapema, que alcançou uma alta de 15,81%. Blumenau, Florianópolis e Itajaí também apresentaram índices expressivos de valorização, situando-se acima da média nacional.
Em termos de preço médio por metro quadrado, Balneário Camboriú lidera com R$ 12.903, seguido por Itapema e Florianópolis. “O mercado imobiliário em Santa Catarina está em pleno aquecimento, um reflexo claro da alta demanda por imóveis na região. Esse cenário positivo tem impulsionado o setor a expandir suas ofertas e serviços. Atraindo, portanto, investidores e famílias em busca do imóvel dos sonhos”, explica o especialista Marcelo Medina.
Valorização imobiliária movimenta setor em SC
O Festival do Imóvel, evento que será realizado em São José, na região da Grande Florianópolis de 13 a 15 de setembro, reunirá mais de 9 mil unidades de imóveis e terrenos para investimento e locação. A diversificação nas opções de financiamento é um dos grandes destaques da programação. Ou seja: é uma oportunidade para quem deseja adquirir uma propriedade com condições especiais.
Durante o evento, serão apresentadas diversas modalidades de financiamento, adequadas a diferentes perfis de compradores. Entre as opções estão os tradicionais financiamentos imobiliários, que permitem a aquisição de imóveis com prazos e taxas competitivas. Além disso, há linhas de crédito específicas para quem deseja investir em imóveis comerciais ou de alto padrão.
Em síntese, o Festival do Imóvel também terá condições diferenciadas para quem busca imóveis populares ou pretende utilizar recursos do FGTS. A Caixa estará presente no evento oferecendo consultoria personalizada para orientar os interessados a escolher a melhor forma de financiamento.
“O cliente que queira adquirir seu imóvel no Festival terá à disposição um estande da Caixa, onde poderá ser atendido por uma equipe especializada em crédito habitacional. Desse modo, podemos tirar dúvidas, fazer simulações e realizar as primeiras etapas de contratação”, explica o superintendente de Habitação da Caixa, Leonardo Saquete.
Opções de financiamento
Primeiramente, a Caixa oferece condições competitivas de financiamento imobiliário, com taxas de juros a partir de 4,50% ao ano para o programa FGTS/Minha Casa Minha Vida, e 9,27% ao ano na modalidade Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que pode variar conforme o rendimento da poupança.
“Dessa forma, os clientes podem financiar até 80% do valor do imóvel, e, em casos de empreendimentos financiados pela Caixa, essa porcentagem pode chegar a 90%. Essas opções estarão disponíveis no Festival do Imóvel”, orienta Leonardo.
Além disso, o festival contará com uma vasta exposição de imóveis de diferentes tipos e faixas de preço, desde apartamentos e casas em condomínios fechados até imóveis comerciais e terrenos.
Realizado no MundoCar Mais Shopping, em São José, o Festival do Imóvel terá 55 estandes, palestras e espaço kids. Organizado pela 2Coeli Eventos e patrocinado pelo Beco Castelo com o apoio da Caixa Econômica e Sinduscon, o evento terá, por fim, o sorteio de uma uma scooter elétrica entre os visitantes.