Região Balneário / Itajaí

Cidade de Itajaí adere a Semana Nacional do Pescado

SINDIPI e outras entidades se preparam para o evento

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Cidade de Itajaí adere a Semana Nacional do Pescado
Foto: Divulgalção / Agência Brasil

Criada em 2003 pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Pesca, a 21ª Semana do Pescado será realizada em todo o Brasil. Este ano será celebrado entre os dias 1º e 15 de setembro. A iniciativa visa icentivar e promover os peixes e demais produtos do mar, tanto na comercilização direta em pontos de venda, como em restaurantes e lanchonetes do país.

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Para marcar a período o Sindicato dos Armadores e das Industrias da Pesca de Itajaí e região (SINDIPI) estará realizando em parceria com a Univali, Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí e o Convention & Visitors Bureau uma grande ação em vários restaurantes da cidade.

Nos locais serão ofertados pratos a base de pescados com preços promocionais. Os amantes do pratos, poderão conferir uma diversidade de cardápios com peixes que estão diretamente ligado com a rede logística da pesca de Itajaí. A cidade, que no ano passado ganhou o títuto de “Capital Nacional da Pesca”, é o principal polo pesqueiro do Brasil.

“A participação do setor gastronômico se fortifica a cada ano em Itajaí e isso é extremamente positivo, porque esse movimento é importante para dinaminar a economia, mas sobretudo para consolidar a nossa cultura de oferecer aqui os produtos mais frescos e de melhor qualidade”, explica o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.
O Sindicato divulgará a lista dos restaurantes que participarão da Semana do Pescado em 2024 no dia 30 de agosto. Os consumidores, dessa forma, poderão identificar os restaurantes que fazem parte da ação através de um cartaz fixado em frente ao estabelecimento. Neste ano, a expectativa, é que o período gere um incremento, nesse meio tempo, de mais de 30% nas vendas.

Ação Nacional

O evento acontece em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Altemir Gregolin afirmou que, este ano, o objetivo é consolidar o processo de descentralização para todos os estados. Entre os envolvidos estão as principais as redes de varejo, que somam mais de 90 mil lojas em todo o Brasil, e o food service, englobando bares, restaurantes, bem como em feiras livres, todas as estruturas que comercializam, de alguma forma, pescado. Além disso, a ideia da campanha é mostrar a importância do pescador e do aquicultor na comercialização, envolvendo toda a cadeia produtiva.

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