Região Balneário / Itajaí / Itapema

Ciclone extratropical deixa SC sob alerta de temporais e rajadas de vento

Ventos podem chegar a 80km/h; ondas devem atingir 4,5 metros

Autor
Ciclone extratropical deixa SC sob alerta de temporais e rajadas de vento
Foto: Divulgação

Santa Catarina está sob diversos alertas climáticos entre este domingo (27) e a próxima quarta-feira (30). De acordo com a Defesa Civil, o estado pode sofrer com temporais acompanhados de intensas rajadas de vento, além de mar agitado e risco de ressaca, devido à atuação de um ciclone extratropical.

PUBLICIDADE

No decorrer do domingo, a passagem de uma frente fria volta a deixar o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

No Grande Oeste, a chuva inicia na madrugada do domingo, podendo vir com forte intensidade em alguns momentos. O destaque fica para as áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado, onde são esperados temporais a partir da tarde. Estes temporais vêm acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa e rajadas de vento, mas não se descarta a queda de granizo pontual.

Entre a segunda (28) e a terça-feira (29), a atuação do ciclone extratropical no mar, próximo à costa de Santa Catarina, provoca intensas rajadas de vento do quadrante sul na faixa leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Nestas áreas o vento sopra com velocidade média na casa dos 40 e rajadas de 60 a 70 quilômetros por hora. Destaca-se que entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis são esperadas as rajadas mais intensas, que podem chegar aos 80 quilômetros por hora ou mais em alguns momentos.

Na segunda, o mar volta a ficar agitado, com risco de ressaca, em todo o litoral, também devido à atuação do ciclone. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima. São esperadas ondas com alturas entre 3,5 e 4 metros em toda a costa catarinense, podendo chegar a 4,5 metros no Litoral Sul e acima disso em alto mar. A condição para mar agitado permanece pelo menos até o final da quarta-feira (30).