O tempo bom que iluminou Santa Catarina nos últimos dias dará lugar à chuva nesta semana. É o que aponta a previsão da Defesa Civil, que também indica risco para ocorrências meteorológicas em algumas regiões do estado. Até sexta-feira (11) haverá ainda possibilidade de formação de ciclone e chuva de granizo.
A segunda-feira (7) começou com tempo firme, com predomínio de sol no Oeste e maior nebulosidade e condição para chuvas fracas esparsas no Litoral e Vale do Itajaí. Entretanto, ao longo do dia, a influência de uma área de baixa pressão favorece as condições para pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. O risco é baixo para ocorrências.
À tarde as máximas ficam entre 26°C e 34°C no Grande Oeste e entre 20°C e 25°C na metade leste de Santa Catarina, com valores menores nas áreas de maior altitude desta porção do estado. Os ventos de direção norte/nordeste se intensificam entre o Grande Oeste e a região Sul, com rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora.
A terça-feira (8) inicia com chuva de fraca a moderada intensidade e temporais isolados entre a Grande Florianópolis, Serra e o Sul do estado. Nas demais regiões, especialmente no Grande Oeste, uma área de baixa pressão, aliada ao fluxo de calor e umidade, fornece condições favoráveis para temporais acompanhados de chuvas pontualmente intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas relacionadas.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 11°C e 19°C na maior parte de Santa Catarina. Já com relação às temperaturas máximas, oscilam entre 22°C e 29°C, com os maiores valores esperados para o Oeste e Planalto Norte. O dia deve começar com ventos predominantes de norte/nordeste, mudando para sul ao longo do dia, mantendo a velocidade do dia anterior.
Na quarta-feira (9), a presença da baixa pressão atmosférica ao longo do perfil vertical da atmosfera, somada ao fluxo de calor e umidade do norte do país, favorecem a intensificação das áreas de instabilidade sobre grande parte do estado com condição para chuva persistente e volumosa, além de temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, oferecendo risco moderado a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. Entre o Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Norte do estado, além da chuva frequente, a condição para temporais é alta. Entre o Médio e o Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul, a tendência é que a chuva seja mais persistente, mas com menor potencial para temporais com raios, rajadas de vento e granizo.
Ainda segundo a Defesa Civil, em função das instabilidades, não deve haver grande variação térmica, com os termômetros marcando entre 13°C e 22°C à tarde na maioria das regiões, com valores entre 8°C e 12°C nos pontos mais altos da Serra.
Entre a quinta (10) e a sexta-feira, a área de baixa pressão deve seguir se aprofundando sobre o estado, dando origem posteriormente à formação de um ciclone extratropical na costa do RS e à formação de uma nova frente fria, o que deve seguir favorecendo condição para chuva intensa e volumosa no estado, além de temporais com risco moderado a alto para ocorrências associadas.