O Arquivo Nacional disponibilizou documentos que relatam mais de 30 aparições de supostos Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) no céu do país. A maior parte dos registros foi feito na região Sul do país, especialmente em Santa Catarina.
Além disso, o estado gaúcho também registrou aparições misteriosas. Entre os registros, os pilotos relataram ter visto objetos coloridos, com movimentações estranhas e com velocidades extremamente rápidas.
Em um dos relatos divulgados pela organização, um OVNI foi avistado no litoral catarinense, na cidade de Navegantes. O piloto que avistou informou que o objeto era “dez vezes mais rápido que um avião comercial”.
Além disso, o relato do piloto também destaca que o objeto era circular com luzes vermelhas e verdes. As informações sobre as supostas aparições são reportadas da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Arquivo Nacional.
Ainda segundo a organização, o primeiro registro de OVNI no Brasil foi em 1952 no estado do Rio de Janeiro. Estes relatos aumentam a base de dados e as pesquisas feitas sobre o assunto.