
Nessa segunda-feira (23) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo no conflito entre Israel e Irã. Após quase duas semanas d confrontos, Trump foi à suas redes sociais e afirmou que os dois países entram em um acordo.
De acordo com o republicano, em aproximadamente seis horas, haverá a suspensão total das hostilidades e a guerra será oficialmente encerrada após 24 horas de trégua mútua.
O presidente Donald Trump classificou esse episódio como um momento histórico: “O fim oficial da guerra de 12 dias será saudado pelo mundo”. Para o republicano, o cessar-fogo entre Irã e Israel é ‘esforço diplomático’ encabeçado pelos Estado Unidos.
Além disso, o presidente norte-americano elogiou as duas nações destacando que o cessar-fogo é baseado em “resistência, coragem e inteligência” e parabenizou ambos os lados por terem encerrado o conflito.
“Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá”, escreveu Trump.
A declaração do republicano não trouxe detalhes sobre os termos do acordo, mediações envolvidas ou confirmações oficiais por parte dos governos israelense ou iraniano. Ainda assim, o ex-presidente celebrou a iniciativa como um marco de paz regional.
Até o momento, não há informações adicionais sobre o cumprimento do cessar-fogo entre Irã e Israel ou reações formais das partes envolvidas.