Apenas 20% dos transportes escolares de alunos de Blumenau fizeram a vistoria dos veículos antes que o 2º semestre do ano letivo comece, o prazo encerra nesta sexta-feira (29). Atualmente a cidade conta com cerca de 100 veículos prestadores do serviço. A vistoria é feita junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
As vistorias, que acontecem desde o dia 6 de julho, são válidas para o segundo semestre letivo, que começa na próxima segunda-feira (01). Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria, localizada na Rodoviária de Blumenau – Rua 2 de Setembro, nº 1.222, bairro Itoupava Norte.
Todos os veículos que trabalham com o transporte escolar, nos limites de Blumenau, precisam se apresentar no local até o começo do semestre nas redes de ensino municipal, estadual e particular. Após o início das aulas, somente os veículos liberados pela vistoria estarão autorizados ao trabalho, com o Selo Azul colado junto ao para-brisa do veículo.
Antes de chegar para a vistoria do município, os veículos escolares também passam pelas vistorias da parte elétrica, mecânica e visual do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, com credenciamento pelo Inmetro.
Para autorizar a operação do transporte escolar, a SMTT avalia as condições gerais de todos os veículos, como: luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras na cor amarela e com a indicação de veículo escolar, entre outras questões. Também são conferidos os documentos do veículo, do(a) motorista e do(a) monitor(a).