Região Grande Florianópolis

Celesc substitui 100 medidores de energia em um dia em Florianópolis

Companhia visa trocar todos os medidores da cidade em 3 anos

Autor
Celesc substitui 100 medidores de energia em um dia em Florianópolis
Foto: Divulgação / Celesc

Teve início nesta terça-feira (2) a troca dos medidores de energia da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) por equipamentos inteligentes em Florianópolis. A substituição começou pelo bairro Coqueiros, com base em questões logísticas.

PUBLICIDADE

Segundo a Companhia, em apenas um dia pelo menos 100 aparelhos já foram trocados. A previsão é substituir todos os 270 mil medidores da cidade em até três anos.

A troca parte da Celesc e não gera custos extras aos consumidores. Ao todo, a Companhia vai investir o montante de R$ 116 milhões, a fim de facilitar o atendimento e resolução de problemas que os consumidores possam ter com a energia.

Isto possibilita maior agilidade no atendimento de ocorrências e melhor dimensionamento do sistema de distribuição. Além disso, futuramente a Celesc disponibilizará o acesso aos dados de consumo no aplicativo, para que o consumidor possa analisar seu perfil de consumo e tomar ações para reduzi-lo ou até mesmo aderir a alguma modalidade de faturamento mais vantajosa financeiramente, a exemplo da tarifa branca”, afirma o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa

Com a instalação dos medidores inteligentes, leituras, faturamentos, desligamentos, religações e indicação de falta de energia serão feitos de forma remota. O sistema também permite que, por meio de alarmes dos medidores e das medições de balanço instaladas nos transformadores de distribuição, sejam gerados indícios de irregularidades nas medições, direcionando fiscalizações em campo.

Principais vantagens do sistema:

  • Consumidor poderá fazer a gestão do seu consumo em tempo real
  • Combate a irregularidades e ligações clandestinas
  • Redução da inadimplência
  • Redução de custos operacionais
  • Otimização da identificação e atendimento de ocorrências, agilizando a operação das equipes e reduzindo deslocamentos desnecessários
  • Religamento automático de energia em caso de corte