Região Grande Florianópolis

Celesc instala mais de 20 mil medidores inteligentes de energia em Florianópolis

Novo sistema promete inovação no fornecimento de energia

Autor
Celesc instala mais de 20 mil medidores inteligentes de energia em Florianópolis
Técnicos da Companhia em trabalho na região continental da Capital. Foto: divulgação

A Celesc já instalou mais de 20 mil medidores inteligentes em Florianópolis, concentrando as substituições inicialmente na área continental, nos bairros Coqueiros, Abraão, Canto e Jardim Atlântico. Além disso, a tecnologia já começou a ser implementada em residências e estabelecimentos comerciais que ficam na  Ilha, com o bairro da Agronômica recebendo os novos equipamentos. 

PUBLICIDADE

 A iniciativa faz parte de um plano de modernização da rede de distribuição de energia, que promete transformar a relação entre a Celesc e os consumidores.

 Os medidores convencionais estão sendo substituídos por aparelhos modernos que oferecem informações em tempo real sobre o fornecimento de energia e maior agilidade no religamento da luz em caso de interrupção. O projeto, iniciado em 2024, será expandido gradualmente para todas as demais regionais da capital ao longo dos próximos 26 meses, com um investimento total de R$ 116 milhões.

 Tecnologia a serviço do consumidor

 De acordo com Eduardo Liz Hampel, gerente de Divisão de Automação da Medição da Celesc, essa nova tecnologia trará mais rapidez no atendimento de ocorrências e um melhor dimensionamento do sistema de distribuição. “A ideia é que, no futuro, os consumidores possam acessar os dados de consumo diretamente pelo aplicativo da Celesc. Isso permitirá que eles analisem seus perfis de consumo e adotem ações para reduzi-lo ou, até mesmo, optem por modalidades de faturamento mais vantajosas, como a tarifa branca”, explica Hampel.

 Os medidores inteligentes possibilitam a leitura, faturamento, desligamento e religação de energia de forma remota, sem a necessidade de visita técnica. O sistema também é equipado com alarmes que identificam falhas no fornecimento e irregularidades nas medições, permitindo que as fiscalizações em campo sejam mais direcionadas e eficientes.

Com essa tecnologia, a Celesc acredita que melhora o atendimento ao cliente, mas também combate irregularidades, como ligações clandestinas, e otimiza os custos operacionais. Além disso, em caso de cortes de energia, o religamento pode ser feito automaticamente, sem que o cliente precise se deslocar até uma loja de atendimento para solicitar serviço.

 Sustentabilidade e praticidade

 Embora a tecnologia esteja avançando, a Celesc continuará entregando as contas de energia em papel, mas incentiva o cadastro da fatura por e-mail. A iniciativa busca oferecer maior rapidez, reduzir custos e contribuir com o meio ambiente, diminuindo o consumo de papel e otimizando o processo de entrega.

 De acordo com a Celesc, o novo sistema permite uma gestão do consumo em tempo real. Ou seja, os consumidores terão mais controle sobre o uso de energia, podendo identificar picos de consumo e ajustar hábitos para economizar.

A novidade também combate irregularidades. A tecnologia ajuda a identificar ligações clandestinas e outras irregularidades, melhorando a segurança da rede.

Outras novidades:

Redução da inadimplência: Com mais informações disponíveis, o consumidor pode gerenciar melhor seu consumo e evitar surpresas na conta.

Economia operacional: A redução de visitas técnicas e a automação de processos diminuem os custos para a Celesc.

Agilidade no atendimento de ocorrências: A detecção automática de falhas e a possibilidade de ações remotas aumentam a eficiência das equipes.

Religamento automático: Em caso de cortes, o sistema permite o religamento automático, sem necessidade de deslocamento de equipes.

Relacionadas