
Um caso de raiva bovina foi recentemente identificado no Distrito do Belchior, em Gaspar. Portanto, a Secretaria de Agricultura e Aquicultura já reforça os cuidados com a doença, orientando os agricultores do município.
Caso de raiva
A raiva, transmitida principalmente por morcegos, é uma doença grave que afeta tanto animais quanto humanos. Fique atento aos sinais de infecção nos animais: saliva abundante, paralisia das patas traseiras, falta de coordenação motora e mudanças no comportamento.
Recomendação
A principal recomendação agora é que você vacine seus bovinos imediatamente, seguindo os protocolos de prevenção de doenças, conforme orientação de profissionais de saúde animal. Essa recomendação se estende também a animais domésticos.
Em caso de suspeita, você deve acionar o escritório da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) no município. Em Gaspar, o órgão atende pelo telefone 3378-8474.
Dados da doença em Santa Catarina
Este ano, Santa Catarina já contabiliza cinco casos de raiva bovina. A Cidasc confirmou o primeiro caso de raiva em 9 de abril. Além disso, registrou dois casos em Balneário Barra do Sul, na região Norte do estado.
Após a notificação, as equipes coletaram as amostras dos animais e encaminharam para análise. A Cidasc também um caso em Belmonte, no Oeste de Santa Catarina, onde o animal morreu devido a uma mordida de morcego.