Em mais uma atividade do Programa de Educação Ambiental da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), 71 crianças entre 6 a 9 anos aprenderam sobre saneamento básico nesta terça-feira (25). A oficina faz parte das ações de educação e conscientização das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) na localidade do Saco Grande, em Florianópolis, e aconteceu no Conselho dos Moradores do bairro (COMOSG), entidade comunitária que oferece atividades de cidadania, esporte e música para crianças e adolescentes no contraturno escolar.
A oficina teve como objetivo ensinar de forma lúdica o funcionamento de um Sistema de Esgotamento Sanitário e de drenagem pluvial. A maquete de uma cidade foi utilizada para simular o caminho do efluente sanitário e do escoamento da água das chuvas. Enquanto a rede de drenagem escoa a água das chuvas diretamente para os rios e córregos para evitar o alagamento das ruas, as redes de coleta de esgoto direcionam o efluente doméstico para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Nas estações, ocorre a remoção de poluentes e eliminação de microrganismos causadores de doenças. Para demonstrar o processo aos pequenos, foi utilizado iodo para tingir a água, representando a contaminação por efluentes domésticos; e reagentes que descolorem o líquido para representar a descontaminação através do tratamento nas ETEs.
“As atividades lúdicas, como a utilização das maquetes e o estímulo através de perguntas, são importantes para prender a atenção das crianças, incentivá-las a participar e fazer com que elas possam associar os ensinamentos com a realidade em que vivem”, explica a bióloga e Educadora Ambiental, Jessica Mancio. O encontro também contou com a apresentação de um vídeo informativo com animação sobre o trabalho da Casan e uma atividade de produção de desenhos.
Os projetos e atividades pedagógicas, desenvolvidas em sala de aula pela equipe dos programas socioambientais, envolvem oficinas de arte, cultura, trabalhos manuais e criatividade que abordam diferentes temas relacionados à proteção do meio ambiente e saneamento. Todas as atividades foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação do empreendimento.