A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está investindo na modernização e ampliação de redes de água em Florianópolis. As vias contempladas no momento são localizadas no Centro, no Sul e do Leste da Ilha, em um total de 10,15 quilômetros de novas tubulações, somando o valor de R$ 1,5 milhão.
A primeira instalação foi na Rua São Vicente de Paula, no bairro Agronômica, com 1,6 quilômetro de rede instalados somando os dois lados da via. Agora, os esforços estão concentrados no assentamento de 4 quilômetros de rede na Rua Laurindo Januário da Silveira, no Canto da Lagoa; e de 4,55 quilômetros na Rua Jardim dos Eucaliptos, no Campeche, divididos entre 2 quilômetros de uma adutora, 2 quilômetros de uma rede de polietileno de alta densidade (PEAD) e 550 metros de rede de PVC.
“Com as novas redes, esperamos deixar o sistema mais moderno e resistente aos vazamentos. Também estamos priorizando a instalação das tubulações junto aos passeios/calçadas, para facilitar quando for necessária alguma manutenção emergencial e até obras de repavimentação”, explica o chefe de Agência, Rodrigo Henrique. A expectativa é que essas redes fiquem prontas até setembro, liberando as vias para o fluxo normal de veículos. Até lá, a Casan orienta aos motoristas atenção a sinalização e desvios, ao trafegar nas duas vias.
Também iniciou na última quinta-feira (29) a modernização da adutora que atende o Sul da Ilha. A substituição da rede antiga compreende um trecho de 500 metros próximo ao Túnel Antonieta de Barros. Com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, os novos tubos serão de ferro fundido, com mais resistência que a rede atual, feita de PVC.