Região Grande Florianópolis

Casan instala novo reservatório no Norte da Ilha; trânsito terá alterações

Tanque será instalado para atender os moradores da Praia Brava

Autor
Casan instala novo reservatório no Norte da Ilha; trânsito terá alterações
Foto ilustrativa: Divulgação / Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) vai instalar, entre esta quarta (27) e quinta-feira (28) um novo reservatório de água para atender a Praia Brava, no Norte da Ilha, em Florianópolis. Para a execução das obras, será necessário alterar o trânsito por um determinado período.

PUBLICIDADE

De acordo com a companhia, a Avenida Tom Wildi terá bloqueio total das 22h e quarta 27 às 5h de quinta. O trecho interrompido inicia na Estação de Tratamento de Água da Casan, localizada na avenida, número 1012.

Ainda conforme a Casan, o novo tanque em aço inox terá capacidade de 100 mil litros. O investimento é de R$ 550 mil. Com o plano Verão 2024/2025, a companhia prevê ainda um terceiro reservatório de aço vitrificado, com capacidade de 200 mil litros. Ele deve ser instalado na região para garantir mais segurança hídrica para moradores e turistas.

Casan desenvolve Plano de Segurança de Barragem para a Lagoa da Conceição

A Casan informou que está trabalhando em um Plano de Segurança de Barragem para a Lagoa de Evapoinfiltração na Lagoa da Conceição. O objetivo é levantar riscos e implementar ações que garantam a proteção da população e do meio ambiente.

Com apoio de uma empresa especializada, a Companhia vem discutindo as diretrizes com representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e da Defesa Civil da Capital.

Conforme a companhia, os estudos mapeiam riscos na região da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI), que recebe o efluente tratado do Sistema de Esgoto. As pesquisas contêm projeções de inundação e fornecem diretrizes para a operação segura da unidade. Elas também traçam níveis de estabilidade para a altura da LEI e categoriza possíveis anomalias, desde o nível verde até o vermelho (mais alto risco). Uma seção de Plano de Ações Emergenciais foi elaborada, com a criação de uma série de protocolos a serem executados para evitar danos em risco iminente.

Portanto, em conjunto, os órgãos trabalham em refinamentos do projeto para aprovação pela FLORAM. O processo de implementação do Plano também incluirá um treinamento junto à população para conhecimento das ações. Após a execução, o projeto prevê a operação da segunda Lagoa de Evapoinfiltração da CASAN no local, que atualmente está seca.

Recuperação Ambiental

A CASAN desenvolve um Plano de Recuperação Ambiental para a região da Lagoa desde 2021, quando a barreira de contenção da LEI rompeu, provocando uma tragédia. A companhia também construiu um muro verde de contenção às margens da Lagoa de Evapoinfiltração, que também passou por dragagem do fundo lamo-arenoso.

A equipe empenhada executou, ainda, estudos geotécnicos, hidrológicos e hidráulicos. A finalidade seria avaliar os taludes da LEI, definir os níveis operacionais de água dessa estrutura e obter garantias para estabilidade das dunas, seu monitoramento e conservação. Além disso, a Casan modernizou o processo de depuração da ETE da Lagoa, o que promete um elevado padrão de qualidade do efluente final.

Atualmente os trabalhos na região são de reforço dos taludes de dunas, para que a partir de dezembro prossiga a recuperação da vegetação de restinga. Por fim, vale destacar que o investimento nas diversas ações já executadas, e em andamento, chegam a R$ 27 milhões.