A fim de promover melhorias no abastecimento de água, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está instalando 4,5 quilômetros de uma nova rede nas cidades de Biguaçu e Antônio Carlos, na Grande Florianópolis.
Conforme a companhia, a instalação vai aumentar a vazão e reforçar o abastecimento em pelo menos 600 ligações de água nos bairros Santa Catarina e Rússia, em Biguaçu, e outras 100 ligações no Loteamento Vila Germânica, localizado no município vizinho, Antônio Carlos.
Estão sendo investimentos R$ 800 mil, pois se trata de uma região alta, onde vem ocorrendo a expansão de loteamentos. De acordo com a chefe de Agência da Casan de Antônio Carlos, Natália Gomes Medeiros, a rede também poderá ser usada no futuro de modo interligado com a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Biguaçu.
Até o momento, a Casan assentou 2,5 quilômetros de tubulação em parceria com a empreiteira responsável pelo Loteamento Vila Germânica. Os trabalhos estão concentrados na Rua Beira Rio, entre os dois municípios. A expectativa é que as obras finalizem até dezembro, beneficiando a população já neste verão.
Obra da Casan em Biguaçu
Simultaneamente, a Casan também está instalando o novo reservatório Janaína, em Biguaçu. As obras começaram no começo de outubro. Pelo menos 70 mil moradores devem ser beneficiados.
O investimento previsto é de R$ 4,3 milhões. O tanque pré-fabricado, em aço vitrificado, terá capacidade de armazenamento de 2,5 milhões de litros de água, dobrando a água reserva no município.
A Companhia pretende terminar a obra do novo reservatório dentro do cronograma, com isso trabalha para colocar o novo reservatório em operação em fevereiro do ano que vem.