A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) finalizou esta semana uma importante etapa das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, em Florianópolis. Foram concluídas as concretagens do Tanque Aerador 03, maior estrutura entre as 13 que estão em construção na ETE. Foram utilizados 1.845 metro cúbico de concreto para construção da estrutura.
O Tanque Aerador é a unidade responsável pelo tratamento biológico do esgoto, onde os microrganismos atuam na decomposição da matéria orgânica. Nessa estrutura serão adicionadas peças de plástico, para aumentar a área de adesão dos microrganismos e possibilitar maior eficiência do tratamento. Agora o tanque entra em uma nova fase, com a execução de acabamentos, instalação de peneiras e difusores de ar, além de impermeabilização interna.
Das 13 novas unidades de tratamento em construção, quatro já foram concluídas e uma está em operação (Casa de Cloro Gás). As novas estruturas vão possibilitar o aumento da capacidade de depuração da estação, com vazão máxima prevista para 612 litros por segundo, quase três vezes a capacidade atual.
Com a ampliação e modernização da ETE Insular, a Casan vai expandir a infraestrutura sanitária para novas regiões do Centro da Capital e Bacia do Itacorubi. A ETE Insular também terá uma tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado. A previsão para conclusão das obras é 2025.
Veja mais fotos: