
Para melhorar o déficit habitacional no Estado, o Governo de Santa Catarina lançou o programa Casa Catarina. O objetivo é beneficiar mais de 34 mil famílias nos 295 municípios catarinenses. Contudo, os cadastros devem começar em fevereiro, pelo site do programa.
De acordo com o Governo do Estado o programa Casa Catarina vai funcionar com duas modalidades. Em uma delas, municípios com até 10 mil habitantes irão receber recursos para a construção de moradias para famílias com renda até dois salários mínimos.
A outra modalidade é para municípios com mais de 10 mil habitantes. O programa vai possibilitar que as famílias recebam subsídios de até R$ 20 mil para financiar a entrada de imóveis. Além disso, o financiamento das parcelas deve ser feito pela Caixa Econômica Federal.
Contudo, o cadastro de pretendentes da Secretaria de Assistência Social receberá a inscrição dos interessados, que deverão manifestar interesse em algum dos empreendimentos habilitados no programa Casa Catarina.
Além do Casa Catarina, o Minha Casa Minha Vida do governo federal também voltou a funcionar no ano passado e passou a servir como alternativa para quem busca a casa própria.
Os programas atuam com faixas de atendimento e com a possibilidade de adquirir uma casa em unidades habitacionais ou comprar um imóvel com o financiamento facilitado, dependendo da faixa onde a família está.