Região Santa Catarina

Santa Catarina já emitiu 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional

A CIN é um documento padronizado com o CPF como número único

Autor
Santa Catarina já emitiu 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional
Foto: Divulgação / Governo do Estado -SC

Desde sua regulamentação do decreto federal de 2022, Santa Catarina se destaca pela implementação eficiente da emissão da Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Até o momento já foram emitidas um milhão de CIN.

PUBLICIDADE

O estado é o terceiro em número de carteiras emitidas no Brasil e o terceiro a alcançar a marca de um milhão, demonstrando um pioneirismo na emissão da Carteira de Identidade Nacional.

De janeiro a julho deste ano foram 435.000 emissões. No ano passado, de março, quando começou a emissão do novo modelo no estado, até dezembro, foram 565.000 documentos. Para 2024, a expectativa é de 800 mil carteiras emitidas.

A transição para o novo sistema enfrentou desafios, incluindo a desativação do sistema antigo e o treinamento de pessoal para o novo processo. Um planejamento detalhado, desde a aquisição de insumos até parcerias estratégicas que foram fundamentais para o sucesso da operação.

Em média, são produzidas 3.500 carteiras por dia, com atendimento preferencialmente agendado para garantir eficiência. É importante destacar que o documento de identidade “antigo” continua válido até 2032, não sendo obrigatória a troca imediata.

A CIN é um documento padronizado nacionalmente, integrando o CPF como número único. Ela oferece maior segurança e eficiência na gestão de dados, contribuindo para a redução de fraudes e simplificando processos para os cidadãos.

Relacionadas