O Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí já emite a nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) em parceria com a Polícia Científica do Estado de Santa Catarina. O local, que também oferece outros serviços, agora é uma nova opção para os moradores emitirem o documento.
Para solicitar a CNI, o cidadão deve agendar um horário no site da Polícia Científica. O sistema libera as senhas diariamente ao meio-dia, para atendimentos no dia seguinte.
Ao acessar o portal de agendamento, o morador seleciona o menu “Fazer agendamento da Carteira de Identidade”, escolhe o município de “Itajaí” e, em seguida, seleciona “Câmara de Vereadores de Itajaí”. O atendimento na Câmara começa às 8h e vai até às 18h.
O site também apresenta a lista de documentos necessários para solicitar a nova Carteira de Identidade. A primeira via é gratuita e tem validade de 10 anos.
A Câmara de Vereadores de Itajaí está localizada na Avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul), 3825, em frente ao terminal de ônibus da Ressacada. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem intervalo para almoço.
Novo modelo está em vigor desde o final de 2021
De acordo com a Polícia Científica de Santa Catarina, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o principal documento de identificação no Brasil, válido em todo o território nacional, desde que esteja em bom estado de conservação.
A CIN pode substituir o passaporte em países do Mercosul, desde que esteja dentro do prazo de validade e em perfeito estado. Ela também pode incluir informações de outros documentos oficiais, dispensando a apresentação dos mesmos.
Desde novembro de 2021, em Santa Catarina, o número da Carteira de Identidade passou a ser o mesmo do CPF do cidadão.