
Na tarde desta quinta-feira (17), a Polícia Militar Ambiental resgatou uma capivara que havia caído de um penhasco na Trilha da Caverna, localizada entre as praias do Pântano do Sul e da Lagoinha do Leste, em Florianópolis. O resgate exigiu uma operação delicada, que contou com o apoio de um helicóptero da Polícia Militar e equipamentos especiais.
O animal estava preso no local desde a última segunda-feira (14), quando foi avistado por um profissional que realizava um mapeamento na região. Devido ao risco, a trilha está atualmente interditada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).
Segundo o Capitão Eduardo Rosa, da Polícia Militar Ambiental, as equipes chegaram a se deslocar até a área na manhã de terça-feira (15), mas não conseguiram realizar o resgate naquele momento por falta de pessoal e de equipamentos adequados.
O resgate do animal foi feito com o auxílio de um helicóptero. Dois agentes da Polícia Militar Ambiental cuidadosamente imobilizam o animal com uma espécie de capa verde presa por cabos e, em seguida, o içam até a aeronave.
A capivara foi então levada de helicóptero até o Pântano do Sul, onde uma viatura a aguardava para encaminhá-la ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), onde receberá tratamento e os cuidados necessários.
Florianópolis já foi palco de acidentes trágicos. O capitão relembra que, em maio, o argentino José María Alday, de 70 anos, desapareceu após tentar fazer o percurso da Trilha da Caverna. Dez dias depois, seu corpo foi encontrado por um pescador em um costão rochoso da região.