
A Prefeitura de Florianópolis deu por encerrada a obra de manutenção de urgência do Canal da Barra da Lagoa, no leste da Capital. Iniciada em 1º de julho e concluída no mesmo mês, a intervenção restabeleceu as condições ideais de navegabilidade na região, que estavam ameaçadas pelo acúmulo de sedimentos no leito.
Inicialmente, o trecho foco da intervenção, de 550 metros de comprimento, tinha pontos onde a largura era inferior a 6 metros. Isso seria suficiente para impedir a passagem de embarcações. Agora, a largura média resultante da manutenção é de 20 metros.
Com a retirada de cerca de 16 mil metros cúbicos de sedimentos do leito, toda a extensão ganhou uma profundidade média de 2 metros. Assim está dentro das medidas adequadas à navegação. A quantidade, a título de comparação, seria suficiente para cobrir 40 campos de futebol.
“Essa é uma intervenção relativamente simples, mas que traz as condições necessárias à prática da pesca artesanal, à navegação, nessa região tão tradicional de Florianópolis. Se há poucas semanas alguns barcos não conseguiam nem cogitar passar por aqui, agora podem navegar em segurança, com um acesso decisivo 100% renovado”, salienta o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Processo de manutenção do Canal da Barra da Lagoa
No processo de manutenção, as equipes utilizaram uma draga flutuante, responsável pela sucção e bombeamento do material, deslocando-o da região assoreada para uma distância segura do ponto anteriormente sobrecarregado, com depósito ainda dentro da Lagoa da Conceição.
A área de deposição da areia fica nas margens do corpo hídrico, ao lado da SC-406. De acordo com a prefeitura, uma série de ações de ajustes e nivelamento foram efetuadas para melhor distribuição do volume. O ponto, que já vinha sendo acompanhado pela Floram durante toda a ação de limpeza, deve passar em breve por um processo de enriquecimento ambiental, com o plantio de espécies de restinga.
“Desde o início da manutenção tivemos todos os cuidados necessários, mesmo com a realização em caráter de urgência. Houve acompanhamento técnico ao longo de todo o processo. Daqui para frente vamos monitorar o trecho com o objetivo de garantir que a melhoria trazida pela intervenção, esperada há décadas, se mantenha. Mais adiante, esperamos avançar nas discussões de desassoreamento do canal”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.