Região Blumenau

Câmara de Blumenau aprova PL com benefícios para autistas; saiba quais

Medida aguarda sanção do prefeito Egidio Ferrari (PL) para entrar em vigor

Autor
Câmara de Blumenau aprova PL com benefícios para autistas; saiba quais
Foto: Arquivo / Câmara de Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou um projeto de lei que beneficia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em eventos municipais. O documento é do vereador Egídio Beckhauser (Republicanos).

PUBLICIDADE

Inclusão social

O objetivo é assegurar a participação de todos em eventos culturais, esportivos e de lazer promovidos ou apoiados pela Prefeitura de Blumenau. A ideia é garantir prioridade de acesso para pessoas com TEA e acompanhantes e reserva de assentos preferenciais.

Além disso, os eventos deverão ter espaços de acolhimento e descanso – mais conhecido como “Espaço do Silêncio”. Estes espaços reservados visam tranquilizar em momentos de crise. Pais poderão acalmar os filhos em um ambiente seguro e silencioso.

Relato do vereador na Câmara

O vereador Beckhauser destacou a importância da medida para a inclusão social.“Vai refletir o compromisso do município de Blumenau com a inclusão social, uma vez que o autismo não se cura, ele se compreende”, relatou o vereador.

Por fim, a proposição aprovada pela Câmara seguira para a Redação Final, após isso, encaminhado para a sanção do prefeito Egidio Ferrari.

Transtorno do Espectro Autista

O TEA é um distúrbio dó neutro desenvolvimento que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, e por padrões de comportamento repetitivos e restritos. 

O TEA engloba uma série de condições que afetam o comportamento social, a comunicação e a linguagem, e que se manifestam desde o nascimento ou no início da infância. 




Relacionadas