Região Grande Florianópolis

Câmara da Capital presta homenagem aos migrantes do Norte e Nordeste

Florianópolis celebra a diversidade cultural da sua mescla de moradores

Autor
Câmara da Capital presta homenagem aos migrantes do Norte e Nordeste
Foto: divulgação

Em Florianópolis, a Câmara Municipal de Vereadores prestou uma homenagem à população oriunda das regiões Norte e Nordeste do Brasil, os chamados migrantes, que atualmente residem na Capital Catarinense. A moção atendeu a uma requisição feita pelo vereador Claudinei Marques (Republicanos).

PUBLICIDADE

A presença de migrantes vai além de números. São trabalhadores que contribuem ativamente para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Florianópolis. A diversidade trazida por essas comunidades enriquece a gastronomia, as tradições folclóricas e a vida cultural da cidade. Mercados, restaurantes e eventos culturais são apenas algumas das formas pelas quais os nordestinos e nortistas deixam sua marca na Ilha.

A contribuição econômica dos migrantes é notável em diversos setores. No comércio, na prestação de serviços e em novos empreendimentos, a presença de empresários e trabalhadores dessas regiões ajuda a dinamizar a economia local. Denise Miranda Mendes, por exemplo, representa esse espírito empreendedor que caracteriza muitos nordestinos em Florianópolis.

O vereador Claudinei, proponente da homenagem, destacou a importância do povo das regiões norte e nordeste do Brasil para o desenvolvimento local, ressaltando o esforço e a dedicação dessas pessoas, que deixam suas terras natais em busca de uma vida melhor, contribuindo significativamente para a construção e o crescimento da comunidade. Claudinei enfatizou a necessidade de reconhecer e valorizar essas contribuições.

“Dificilmente você vai ver uma pessoa que vem do norte e nordeste para cá com outra intenção a não ser uma procura de uma melhora de vida e um objetivo único, ajudar a construir. É um povo diferenciado, que tem esforço, que é dedicado e não mede esforços. Eles são tão valorosos que saem da sua terra natal e são vencedores aqui na nossa terra, então é um povo que merece nosso carinho e nosso respeito”, afirmou.

Entre os homenageados, estava o jornalista Paulo Sergio Souza Rolemberg, natural de Aracaju. Paulo formou-se na Universidade Tiradentes, na Capital do Sergipe, e iniciou sua carreira como repórter no jornal Gazeta de Alagoas em 1999. Atualmente, trabalha no grupo ND, onde atua como colunista político no Jornal ND. “São oito anos desfrutando desta terra, fui muito bem acolhido, a prova está aí, aonde eu cheguei, e vim porque conheci o amor da minha vida. O nordestino é um povo resiliente, é um povo que luta, é um povo trabalhador. Eu sou ‘danado’ apaixonado por esta terra, e amo demais, já to quase pegando o ‘manezês’, mas tenho que manter as duas tradições. É difícil mas é como eu falei, é um povo resiliente, é um povo trabalhador, e isso nunca vai faltar, nunca vai faltar, por parte do povo nordestino.” declarou Paulo.

Outra personalidade homenageada foi a empresária Denise Miranda Mendes, natural de Castanhal, no Pará. Residente em Florianópolis há quase dez anos, Denise tem dois filhos nascidos na capital catarinense. “Antes de morar em Florianópolis em já admirava o município, já visitava aqui, e é uma cidade linda, maravilhosa e cheia de belezas naturais, assim como a nossa Amazônia. Nos sentimos em casa, de inúmeras formas, mesmo estando no oposto, no extremo sul do país. Costumo dizer que tenho um orgulho imenso de poder compartilhar nossa cultura com todas as pessoas do sul. Já tenho dois filhos aqui, dois manezinhos, estamos enraizados e apaixonados por Santa Catarina, e em especial por Floripa”, disse Denise. Sua atuação no setor empresarial exemplifica a vitalidade econômica trazida pelos migrantes do Norte e Nordeste para a cidade.

Centro de Tradições Norte e Nordeste

O Centro de Tradições Norte e Nordeste (CTNN) de Florianópolis também foi reconhecido pelo parlamento durante a sessão. O CTNN é uma organização que se dedica a preservar e promover a cultura e as tradições das regiões Norte e Nordeste no município. A associação atua como um ponto de encontro, oferecendo eventos culturais, festas típicas e atividades que mantêm vivas as raízes culturais de seus membros.

O reconhecimento do CTNN pelo parlamento destaca a importância de tais organizações para a manutenção da diversidade cultural em Florianópolis. “O CTNN é um pilar importante para a nossa comunidade, ajudando a manter vivas nossas tradições e promovendo a integração cultural,” disse o vice-presidente da Associação, Leandro Felipe da Silva.

Confira quem foram os homenageados:

Abinoam Santiago dos Santos, Adenilson Brandão da Silva, Alessandro da Costa Silva, Ana Claúdia Pereira Santana, Banda Som de Casa, Boaventura Pereira, Caio de Araujo Santana, Centro de Tradições do Norte e Nordeste, Denise Miranda Mendes, Fernando Silva, Francisco Carlos Santos Nascimento, Jilmar Lima, Joelson Leal Silva, José Gomes da Silva, Marcone do Santos Oliveira, Maria Juciene Cajueiro Neves, Paulo Rolemberg, Tonny Charles Carneiro, Valdemar de Souza, Vanderson Rogério Campos de Souza, Vanessa Lopes Tavares e Wellington Nascimento Oliveira.