No último domingo (29) o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PL), fez uma publicação em suas redes sociais onde levantou o debate sobre cães nas praias da Capital. Em sua postagem o prefeito questionou os seguidores se os pets devem ter espaço delimitado nas praias.
Contudo, mesmo com o assunto ganhando força na internet, ainda não há projetos para a construção de espaços pet friendly nas praias da Capital.
A vereadora Cristina Fernandes (Podemos) criou uma Lei Complementar que permite cães vacinados, com chips e acompanhados dos tutores de frequentar as praias. O projeto da vereadora foi criado em abril desse ano.
A Prefeitura Municipal de Florianópolis destaca que “não há nada definido” sobre a criação dos espaços exclusivos para pets em praias da capital. A instituição afirmou ainda que “segue a legislação vigente”, reafirmando a proibição dos animais nas praias.
De acordo com a Lei 094/01, Art. 8º, desde 2001é proibido levar animais nas praias de Florianópolis. A presença de cachorros, gatos ou outros animais em praias expressamente proibida a qualquer título.
Com a proximidade do verão em Florianópolis, o debate sobre levar cães nas praias voltou a ganhar força nos últimos dias. Mas ainda não há nada concreto sobre a criação de espaços pet friendly.