Região Brusque

Brusque pretende lançar licitação da ETA da Cristalina em agosto

Prefeitura aguarda trâmites federais para para lançar edital de concorrência

Brusque pretende lançar licitação da ETA da Cristalina em agosto
Foto: Divulgação / Samae

A prefeitura de Brusque informou que os trabalhos de terraplanagem para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), da localidade da Cristalina, no bairro Dom Joaquim está 90% finalizada. Os serviços foram iniciados em 2020 e a expectativa que essa fase da obra esteja finalizada até o fim do mês de setembro.

PUBLICIDADE

O serviço de terraplanagem da área representa um investimento de R$ 5,5 milhões custeado com recursos próprios do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A ETA da Cristalina, quando em plena produção deve produzir cerca de 400 litros de água por segundo. A implementação da nova estação é tratada como prioridade pelo executivo do município. Quando em operação o empreendimento vai representar a solução para o problema de abastecimento no município por pelo menos três décadas.

Enquanto acompanha a evolução da atual etapa dos serviços a prefeitura segue trabalhando para levantar os recursos necessários para a obra da estação, propriamente dita. O projeto executivo já está pronto e aguarda a aprovação de órgão federais, para então ser enviado formalmente para ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que vai liberar recursos por maio de financiamento, conforme operação já foi aprovada pela Câmara de Vereadores em fevereiro.

A projeção é de lançar a licitação para obra no mês de agosto. A captação do recurso é integrante do Programa Brusque 2030. O financiamento deve chegar à U$ 30 milhões e vai contamplar também outras obras importantes na cidade. A contrapartida da prefeitura é de 7 milhões de dólares.

Relacionadas