
Na tarde dessa segunda-feira (10) o Vaticano divulgou um boletim médico que indicou uma melhora no estado de saúde do Papa Francisco. O boletim destaca que o sumo pontífice não está mais em “perigo iminente”.
Franciso teve uma evolução positiva em seu quadro clínico, pois reagiu bem ao tratamento com os medicamentos receitados pela equipe médica, contudo, o Vaticano informa que ainda não há previsão de alta hospitalar.
Diante do progresso, os médicos destacaram que não há um “perigo eminente” sobre o prognóstico do Papa. Antes, para a equipe médica, era impossível prever suas chances de recuperação.
Apesar dos sinais favoráveis, uma fonte do Vaticano ressaltou que a situação ainda exige prudência, pois Francisco segue tratando uma pneumonia e seu estado clínico permanece complexo.
Papa Francisco tem de 88 anos e precisará permanecer internado no Hospital Gemelli, onde está desde 14 de fevereiro, por mais alguns dias. Seu quadro é estável e os médicos esperam que sua melhora seja contínua e de forma efetiva.
Na última segunda-feira (3), o papa sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda devido ao acúmulo de muco nos brônquios e broncoespasmo. Desde então, apesar do quadro complexo, a saúde do pontífice estava estabilizada e agora apresente significativa melhora.