Moradores de diversas localidades de Blumenau, no Vale do Itajaí, passaram o último domingo (25) sem água nas torneiras para desenvolver atividades básicas, como tomar banho e lavar as louças. Cerca de 17 bairros registraram problemas no abastecimento, seja sem água ou com água turva.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informou, na noite deste domingo, que os episódios de falta de água registrados ao longo do dia ocorreram em função de uma manutenção de emergência necessária na ETA 2.
“Por conta disso, a estrutura que atende 17 bairros e representa 70% do sistema de água da cidade teve a produção de água tratada impactada e provocou desabastecimento em algumas regiões da cidade”, informou o Samae, em nota enviada à imprensa.
Ainda conforme o comunicado, a manutenção foi finalizada por volta das 15h30min, quando a ETA 2 voltou a produzir em carga total. Com isso, o abastecimento nos pontos mais baixos foi regularizado ainda no período da tarde deste domingo.
Já nas regiões mais altas da cidade, devido à despressurização da rede, a previsão era que o abastecimento fosse regularizado ao longo da noite e até a madrugada desta segunda-feira (26).